TV Araucária Guarapuava - Canal 14
Facebook Twitter Youtube
Ouça Agora a Estação Araucária
busca

Sem ponte, moradores caminham 3 km para pegar ônibus

foto_10289_400,220,index

Uma ponte sobre o rio Bananas, a poucos quilômetros do Parque do Jordão, foi demolida para reforma há cerca de um mês por estar muito desgastada. Mas enquanto não fica pronta, ela faz muita falta para a comunidade que vive no local.

O problema é que a travessia mais próxima fica a uma distância de 3 km, enquanto existe um ponto de ônibus a menos de 200 metros depois da ponte que foi demolida. Ou seja, para pegar a condução, os moradores da localidade precisam fazer um grande deslocamento (mais de meia hora a pé) quando estavam habituados a caminhar menos de cinco minutos. A situação é pior em dias de chuva, porque em muitos trechos o rio transborda sobre a estrada, que é de chão, criando atoleiros intransponíveis a pé ou mesmo de carro, e muitos têm de desistir de ir à cidade, ao posto de saúde ou ao mercado.

Além de agilidade na obra, a comunidade pede que seja feito um passadouro temporário, que possibilite ao menos a travessia a pé, enquanto a nova ponte não é feita. “O problema é o acesso ao ônibus, ao transporte escolar, à igreja. O pessoal tem que fazer todo esse contorno [de 3 km] para tomar ônibus. Porque aqui só daria poucos metros. E agora tem que ir lá na Vila Jordão, o que é muito longe”, contou o chacareiro Herondi Santana, cuja esposa, Jussara, tem que ir à cidade três vezes por semana para trabalhar.

Obras
Segundo ele, a ponte estava em péssimo estado e, de fato, precisava ser reformada. A Secretaria Municipal de Obras, por meio da assessoria de imprensa, confirmou que a estrutura estava condenada, e informou que a ponte não será mais feita em madeira, como era antes, mas em concreto, para sustentar melhor o tráfego pesado. Contudo, uma obra assim demanda processo licitatório (que ainda não foi iniciado), e ainda não há previsão para concluir a reforma.